Quem ama Roma não pode deixar de conhecer os Museus Capitolinos. Antes de mais nada, é o museu público mais antigo do mundo.

museus-capitolinos
Museus Capitolinos em Roma: ingresso e terraço panorâmico por apenas 1 euro até 3 de dezembro.

Museus Capitólios em Roma, Itália

Fundado em 1471, inicialmente seu acervo reunia esculturas de bronze doadas à cidade pelo Papa Sisto IV. Com o passar dos séculos, sua coleção foi ampliada com uma Pinacoteca repleta de obras-primas.

Museus Capitolinos, Roma

Os Museus Capitolinos representam a história de Roma traduzida em arte. Algumas das esculturas mais famosas do mundo encontram-se ali. É o caso da loba de bronze que amamenta Rômulo e Remo – símbolo da fundação da capital – da imponente estátua equestre do imperador Marco Aurélio (ela tem 4,24 metros de altura), A Cabeça de Medusa, de Gian Lorenzo Bernini, o beijo apaixonado entre Eros e Psiquê ou os fragmentos remanescentes de uma estátua colossal do imperador Constantino, o primeiro imperador a converter-se ao Cristianismo.

Museus Capitolinos, Roma

Os Museus Capitolinos ocupam dois edifícios (O Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo) unidos por uma galeria subterrânea e ficam na famosa Piazza del Campidoglio projetada por Michelangelo. Nessa praça também fica o Palazzo Senatorio, antiga sede do senado romano e hoje local dos escritórios da prefeitura de Roma.

museus capitolinos em Roma

Nos Museus Capitolinos você encontrará mais de 12 mil metros quadrados ocupados por esculturas gregas e romanas e pinturas de expoentes como Tiziano, Caravaggio, Rubens e Tintoretto.

museus capitolinos

No Palazzo dei Conservatori você poderá contemplar telas como o retrato de São João Batista realizado por Caravaggio ou O Rapto das Sabinas, de Pietro da Cortona.

museus de Roma, Itália

No Palazzo Nuovo, não deixará de admirar esculturas fascinantes como Discóbolo, a estátua grega de um lançador de disco, Morte de um Gálata, cópia romana de uma obra grega do século III a.C, a Vênus Capitolina ou o Salão dos Filósofos com bustos de poetas, políticos e cientistas gregos.

museus de Roma, Itália

Se a abundância de obras-primas já era um bom motivo para visitar os Museus Capitolinos, todos os sábados será possível admirar as suas belezas pelo preço simbólico de um euro.

Museus Capitolinos, Roma

A iniciativa é válida até o dia 3 de dezembro, somente no horário noturno, entre 20h e meia-noite.

Museus Capitolinos, Roma

 

Museus Capitolinos, Roma

 

Museus Capitolinos, Roma

Além de visitar o acervo, no magnífico terraço dos Museus Capitolinos – a Terrazza Caffarelli– existe uma cafeteria com uma vista panorâmica da cidade eterna.

Museus Capitolinos, Roma

Enfim, no dia 3 de dezembro quem visitar o museu poderá aprender mais sobre a moda da antiguidade com instalações, performances e leituras inéditas.

fonte:http://post-italy.com/museus-capitolinos-em-roma/

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários neste website refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente a opinião dos editores do Temporadas.Net. Pedimos que não use de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-no o direito de excluir qualquer comentário sem prévio aviso.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*