Quer vir para Itália e não sabe por onde começar? veja as 10 cidades mais visitadas e escolha sua preferida.

Roman ruins in Rome, Italy

AS DEZ CIDADES MAIS VISITADAS NA ITÁLIA?

A nossa península, destino muito popular entre os viajantes do mundo inteiro, guarda em suas fronteiras cidades únicas no mundo, litorais dignos de cartão postal, museus e obras de arte magistrais, inspiradores vilarejos medievais, montanhas e vales encantadores e muito, muito mais! Nós, que vivemos na Itália, às vezes nos esquecemos disso, mas se a Itália é considerada o “bel Paese”, deve haver um bom motivo!

Duomo di Santa Maria em Florença11

Na verdade, as belezas da Itália são renomadas em todo o mundo, e visitantes de todas as partes do planeta vem ao nosso país sedentos pelo estilo de vida italiano. Se você está programando uma viagem ou deseja fazer um passeio turístico em uma das cidades mais bonitas do nosso país, eis algumas ideias e conselhos para levar em consideração.

Pronto para fazer as malas?

Vejamos juntos quais são as dez cidades que mais merecem uma visita na Itália. Qual é, dentre todas, a mais bela? Não é fácil fazer uma classificação das cidades italianas mais bonitas, considerando a grandeza do patrimônio artístico que a Itália possui. A história, o romantismo e as compras são fatores cruciais nas cidades de Roma, Veneza e Milão – prova de que na Itália pode satisfazer as exigências de todos os tipos de turistas estrangeiros.

Depois dessas três, seguem em ordem: Florença, Bolonha, Nápoles, Sorrento, Verona, Sena e Siracusa. A beleza artística, histórica e cultural da Itália sempre encantou a todos e é motivo de inveja para qualquer nação.

1) Roma
A top dentre as mais visitadas é “a cidade eterna”.

Roma é a capital política e artística da nossa península, o berço da maior civilização antiga, é um museu vivo, uma imensa pérola de história e cultura. Em todos os cantos é possível encontrar monumentos, galerias e pinacotecas que esboçam majestosamente sua grandeza. Cada rua, cada praça, cada igreja é um livro de história, e nem uma vida inteira bastaria para lê-lo por completo. Um museu a céu aberto, Roma não teme concorrentes – desde os Foros Imperiais ao Panteão, jogar uma moedinha na Fontana di Trevi ou ficar boquiaberto diante do Coliseu (um dos monumentos mais fotografados do mundo). Tudo é de tirar o fôlego!

 

Roma panoramica

Roma panoramica

 

2) Veneza
A segunda cidade mais visitada na Itália é “romântica por excelência”.

Ela atrai, a cada ano, milhares de turistas apaixonados (e não apaixonados), que se perdem entre suas misteriosas vielas. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Veneza é com certeza uma das pérolas da Itália e merece até a última gota da sua fama, com seus ilustres canais, gôndolas, monumentos e a sensacional Praça San Marco. Não tem como visitá-la e não superar as expectativas! Os nobres palácios e as lagoas fazem de Veneza uma das cidades mais românticas do mundo. Construída sobre as águas de uma lagoa, é um dos lugares mais bonitos e populares da Itália, famosa também pelo seu grandioso carnaval.

 

Como me locomover em Veneza?

3) Milão
O que dizer da terceira cidade mais visitada da Itália? Moda.

Com certeza Milão não tem o patrimônio artístico de Roma, mas encontrou a chave para o sucesso. Conhecida pelas galerias de arte, restaurantes e as lojas de roupa, claro, Milão é considerada a capital da moda; e a vida frenética mergulha em um rico acervo artístico-cultural. A catedral, com a sua linda fachada de mármore, é o símbolo da cidade. A “Scala di Milano” é um dos teatros mais famosos do mundo.

 

Conhecer Milão

 

4) Florença
Em quarto lugar está o berço esplêndido da cultura renascentista.

Símbolo do “made in Italy” no mundo inteiro, Florença é muito amada pelos turistas estrangeiros. É um aglomerado de monumentos e obras de arte, lembrando que é aqui onde está o museu italiano mais visitado: A “Galleria degli Uffizi”. Entre outras, Florença foi a pátria de grandes artistas e poetas italianos, de Dante Alighieri a Petrarca, de Michelangelo a Leonardo da Vinci. Estas são as atrações mais famosas: o domo da catedral, os jardins do Palazzo Pitti e a Ponte Vecchio e seus ourives… Há tanto para se ver, e por isso é tão considerada para o turismo cultural italiano. Se você der uma olhadinha do alto da Praça Michelangelo vai ficar sem fôlego, de tão magnífica é a vista da cidade.

 

Florença

Florença

5) Bolonha
Em quinto lugar está a “cidade alternativa”.

Chamada também de “cidade erudita”, é uma cidade de intensa vida cultural e um patrimônio histórico muito interessante. É em Bolonha que fica a Praça Grande, a universidade mais antiga do mundo e os mais belos campanários da Itália: as torres Asinelli. Na idade média, Bolonha era considerada um centro urbano de alto padrão na Europa. Capital europeia da cultura em 2000, em 2006 foi declarada “cidade criativa da música” pela UNESCO. Bolonha caracteriza-se pela gentileza de seus habitantes, pela vida noturna alternativa e pelos seus pórticos de quase 40 quilômetros (que lhe permitem passear confortavelmente pelas ruas do centro sem pegar uma gota d’água em caso de chuva).

 

Italy, Bologna main square aerial view from Asinelli tower

6) Nápoles
A sexta cidade mais visitada é conhecida pela sua vivacidade.

Nápoles é a mais visitada dentre as cidades do sul da Itália, onde o turismo infelizmente é um pouco desencorajado devido a falta de estrutura. Se o ditado diz “ver Nápoles e depois morrer” é porque Nápoles deve ser visitada pelo menos uma vez na vida. É uma terra de sabores, sons e cores. A beleza desta cidade está na personalidade vivaz de seus habitantes, está também em seu golfo, no Vesúvio, nas magníficas ruínas de Herculano e Pompeia, na música popular e, claro, na pizza!

 

 ir em napoles a partir de roma

 

7) Sorrento
Em sétimo lugar está a cidade da plantação de frutas cítricas.

Um dos destinos mais encantadores de visitar é com certeza Sorrento, com seu cultivo de cítricos. A paisagem é caracterizada por uma mistura de mar e montanha. Construída sob um costão vulcânico, contém particularidades únicas no mundo, naturais, culturais, artísticas e folclóricas. A planta da cidade de Sorrento é bastante peculiar e relembra ainda a estrutura urbana original da época romana. Além disso Sorrento é considerada a porta de entrada para a famosa costeira amalfitana! Imperdível!!!

 

Viajar de carro na costeira amalfitana

8) Verona
Em oitavo lugar está a cidade de Shakespeare.

Famosa por ser a casa de Romeu e Julieta, a cidade com a sacada mais famosa do mundo é muito mais do que um terraço. Basta dizer que a UNESCO a declarou Patrimônio Histórico da Humanidade pela sua estrutura e arquitetura urbana. Digna de reconhecimento está a famosa Arena, que proporciona um local privilegiado para receber espetáculos, tanto televisivos quanto de ópera clássica. Participar de um concerto na Arena seria uma experiência difícil de esquecer!

 

Verona 03

9) Siena
A penúltima mais visitada é a “cidade do Pálio”.

Não poderia faltar na lista a cidade do Pálio. Rica em tradições, cuja beleza está sobretudo nas suas ruas antigas. É muito agradável passear pelo centro histórico, com seus mercadinhos e lojas, degustando um “ciaccino” (típica comida de rua da Toscana). É surpreendente admirar a beleza da Praça del Campo, uma das mais bonitas do mundo, com sua peculiar forma de concha, onde acontece o Pálio. Não apenas pelo tesouro artístico que conserva, Sena é sensacional pelo simples fato de existir.

 

Piazza del Campo em Siena

10) Siracusa
Em último lugar, mas não menos bonita, está Siracusa.

Vamos para a Sicília para descobrir mais sobre a décima cidade mais visitada da Itália: Siracusa, candidata à capital europeia da cultura. Siracusa é apaixonante, a arquitetura urbana é de origem greco-romana, mas é o barroco siciliano predomina. A antiga Siracusa, existente há mais de três mil anos, foi considerada por Cícero “a maior e mais linda cidade grega”.

A cidade inclui a ilha de Ortígia, as ruínas do Templo de Atenas, o teatro grego, o anfiteatro romano e outras construções antigas. Isso sem falar da ilustre Praça de Ortígia, radiante por sua beleza. Também tem o mar que cria uma paisagem instigante e o paladar é aguçado pelos perfumes típicos dos saborosos pratos sicilianos. Siracusa é uma joia dentre as cidades mais lindas da nossa península.

 

Duomo di Siracusa

Considerações Finais

Concluindo, podemos dizer que essas dez cidades são apenas um terço das belezas que podemos ver aqui. Fiz esta lista com o intuito de dar uma pequena amostra das tantas maravilhas que a Itália tem à sua disposição.

http:www.touristico.it/blog

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários neste website refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente a opinião dos editores do Temporadas.Net. Pedimos que não use de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-no o direito de excluir qualquer comentário sem prévio aviso.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*